Uma História, uma só paixão

11 de dezembro de 2009

A Nossa História (parte 1)

Em 1908, no município de Belo Horizonte, mais prescisamente no dia 25 de março, nasceu um dos maiores clubes do país,o Clube Atlético Mineiro, que teve como seu primeiro nome, Atlético Mineiro Futebol Clube. Tudo surgiu em um campo de pelada, onde grupos de estudantes praticavam corridas de bicicleta, nas proximidades da Rua da Bahia, com a avenida Álvares Cabral, onde Hoje é o Parque Municipal. Nesta época, Belo Horizonte continha aproximadamente 18.000 habitantes.

No dia 22 de Março começou a surgir a idéia de se fundar um clube que se tornaria uma legenda viva do esporte brasileiro, mas tudo aconteceu mesmo em uma quarta-feira, dia 25 de março. Nesse dia um grupo de jovens deixou de ir à aula para participar da primeira reúnião. Os jovens que fundaram o clube foram:Aleixanor Alves Pereira, Antônio Antunes Filho, Algusto Soares, Benjamim Moss Filho, Carlos Maciel, Eurico Catão, Francisco Monteiro, Hugo Fracarolli, Humberto Moreira, Horácio Machado, João Barbosa Sobrinho, Jorge Dias Pena, José Soares Alves, Júlio Menezes Mello, Leônidas Fulgêncio, Margival Mendes Leal, Mário Neves, Mário Lott, Mário Toledo, Mauro Brochado, Raul Fracarolli e Sinval Moreira.
21 anos após sua fundação, o clube ganhou seu primeiro estádio no Bairro de Lourdes, que teve como nome Estádio Presidente Antônio Carlos, que foi estreiado em um jogo que o clube mineiro jogou contra o Corinthians, e venceu por 4x2.

O Primeiro jogo do Galo foi contra o Sport Club Futebol o clube mais antigo da cidade, nesse jogo, o atlético ganhou por 3x0 na casa do adversário.um fato era certo, a torcida da equipe adversária contava com uma fácil vitória sobre o Atlético. Afinal de contas, aquela equipe de garotos não poderia fazer frente ao poderoso Sport. Os jogadores do Galo foram ridicularizados pelos torcedores do Sport, os chamavam de "frangotes". Segundo os torcedores do Sport, a camisa preto-branca do Atlético deixavam os garotos com aparência de um bando de galinhos carijós (o galo carijó é preto e branco).O primeiro gol foi marcado por Aníbal Machado, seguido por Zeca Alves e Mário Neves. Inconformado, o Sport pediu a revanche e, novamente perdeu. Agora por 2 x 0. Já revoltados, os diretores do Sport pediram mais um jogo. Para não deixar dúvidas, o Galo não perdoou e aplicou 4 x 0 no time adversário. Resultado: O Sport foi extinto e seus torcedores aderiram ao novo clube. A partir daí, o Atlético ganhava de vez o título de maior time de Minas Gerais, em 1909.

Seis anos após sua fundação, o Atlético conquistara o primeiro torneio de futebol realizado em Minas Gerais, a Taça Bueno Brandão. Em 1914, venceu o primeiro campeonato oficial de futebol do Estado, organizado pela Liga Mineira de Esportes Terrestres, atual FMF, como representado na imagem acima.

Nesta foto encontram-se:

Da esquerda para a direita, em pé: Morethzon, Alfredo Coutinho, Ferreira, Lé, Mourinha, Romeu;
na fila de baixo: Tedinho, Jorge Pena, Afonso Coutinho, Mário Lott e Nilo Zauli.
Sobre o Autor:
Douglas Pereira

Douglas Pereira

Gaaalllllloooooooooo

2 comentários:

  1. e os caras na época
    já sabiam fazer uniforme melhor qu a lotoo...
    essa história é lindaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk..... uniforme melhor q a lotto... kkkk

    ResponderExcluir

Redes Sociais

Total de visualizações de página

Arquivo do blog

Receba novidades por e-mail

Copyright © Galo Forever Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com