Uma História, uma só paixão

1 de março de 2013

O Atleticano e a diferença entre SER e ESTAR


A língua portuguesa é fascinante, um exemplo disso é a possibilidade de indicar estados permanentes e transitórios do sujeito através dos verbos SER e ESTAR.

 
O verbo SER indica estado de permanência e o ESTAR, transitoriedade. A frase; “Nós SOMOS do Clube Atlético Mineiro” significa que nunca deixaremos de ser, seremos para sempre. Essa frase não poderia ser aplicada a certo time de futebol, devido à mudança constante sofrida no nome.
Estados permanentes são qualidades do sujeito que fazem parte de sua essência, como a cor amarela do ouro, ou o calor do Sol, ou até mesmo; a intensidade e a paixão da torcida atleticana, ao passo que estados transitórios indicam condições passíveis de mudança, como a temperatura de um ambiente, a localização de um objeto, o humor de uma pessoa ou a vaidade de simpatizantes.
 
Certo dia, escutei a seguinte frase; “Os torcedores do Galo ESTÃO sofrendo”, isso quer dizer que a torcida do Galo NÃO É sofrida, mas apenas passava por um estado momentâneo de sofrimento. Da mesma forma que NÃO SOMOS time de segunda divisão, mas apenas ESTÁVAMOS lá por um momento.
 
 Contudo, não podemos dizer que o estado tido como permanente seja imutável: a solidez secular de um banco, não impede que ele quebre; o sexo de um indivíduo, que parecia ser imutável- mesmo que esse indivíduo fosse cruzeirense- agora já não é, devido ao recurso da cirurgia de mudança de sexo que alegrou o lado fresco da Pampulha.
 
 
 
Existe uma frase verdadeira que diz;
“Quem é; ‘está’...
mas nem sempre
quem está; ‘é’.”
 
Isso significa que aquele que apenas "está"; vive de aparências, de ilusões, de vaidades. Nós, porventura; SOMOS campeões dos campeões, SOMOS orgulho do esporte nacional e SOMOS a maior de Minas, não apenas por um momento, mas para sempre. Pois; vencer, vencer, vencer É (e sempre foi) o nosso ideal! Saudações, massa...
Compartilhe com seus amigos:
Sobre o Autor:
Wagner Marques

Wagner Marques

9 comentários:

  1. SOMOS DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO SENSACIONAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado... sempre fomos pois nunca mudamos de nome! Gaaaalooo!

      Excluir
  2. Nós SOMOS e sempre SEREMOS a torcida mais apaixonada do mundo. Nós podemos ESTAR em qualquer situação, que o nosso amor jamais irá diminuir. Quando se É Atleticano, nada mais importa além desse amor.
    Excelente texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. show demais Wagner, PARABÉNS!!! o nosso sentimento pelo GALO precisa ser sentido e vivido, para ser explicado!! É viver 24 horas de amor e devoção a essa entidade amada por milhões! Um time que tem garra, suor, sentimento, raça, atitude, respeito, merece ser o que é em nossos corações!! OBRIGADO MASSA POR SER TÃO FIEL AO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, O MAIOR DO NOSSO ESTADO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, por isso semre digo que não somos torcida e sim religião... Gaaaaaaaloooo!

      Excluir
  4. show demais Wagner, PARABÉNS!!! o nosso sentimento pelo GALO precisa ser sentido e vivido, para ser explicado!! É viver 24 horas de amor e devoção a essa entidade amada por milhões! Um time que tem garra, suor, sentimento, raça, atitude, respeito, merece ser o que é em nossos corações!! OBRIGADO MASSA POR SER TÃO FIEL AO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, O MAIOR DO NOSSO ESTADO!!!

    ResponderExcluir

Redes Sociais

Total de visualizações de página

Arquivo do blog

Receba novidades por e-mail

Copyright © Galo Forever Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com