Uma História, uma só paixão

17 de novembro de 2013

Conclame “É CAMpeão!”

Marrocos – Costumo andar com um gravadorzinho de bolso. Nele, registro diálogos, ideias, festas pra depois virarem crônicas, minisséries e até filmes. Estou hospedada num bom hotel por aqui. O outro jornalista contratado pra falar do jogo das semifinais morreu. Teve um infarto, coitado! No meio da torcida do GALO. O dono do jornal me mandou pra cá antes mesmo da torcida, acho que foi um jeito de me colocar pra registrar tudo. De repente, o Júnior, meu câmera, liga:
- Thaís, desce aqui! Tão chegando.
Desci com o meu gravador e fui anotando tudo que via. Só desligaria o aparelho depois do jogo em que a torcida do GALO iria gritar “É CAMPEÃO!”. Aí seguem as anotações do meu gravador:
- Marrocos nunca mais será o mesmo. Acabaram de chegar mais de 20 mil atleticanos de uma vez só. Isso aqui foi invadido por uma turma de preto e branco alucinada! 
- Tem um cara na minha frente com um aparelho de som. Ele tem gravações do Mário Caixa! Acabou de juntar uma rodinha de uns trinta atleticanos pra ouvir com ele. Estão falando do São Victor.
- Alguns marroquinos pararam pra nos cumprimentar. São muito gente fina por sinal. Estão rindo da nossa festa. Parecem gostar da simplicidade e do show dos atleticanos.
- Agora a MASSA está toda de pé cantando “A GALOUCURA CANTA, A MASSA SE LEVANTA E SÓ DÁ GALO!”.
- Aparece uma moça do hotel e pergunta pra um atleticano o que significa CAM. O cara está tão louco que abraçou a mulher e gritou “GAAAAAAAAAALO!”.
- O povo de Marrocos está desconfiado. Chegam mais atleticanos. Não são 20 mil mais. São uns 40, 50... Ih, rapaz! Chegaram mais. Já perdi a conta, é muita gente.
- Ninguém acredita no que está vendo.
- Agora começam a entoar o Hino. Começo a chorar. Cá de baixo dá pra ver um ser de camisa listrada na janela do hotel. Está chorando também ao ver a nossa festa.
- Passa uma marroquina, o atleticano grita “Ê GALO!”.
- Eis que surge um bandeirão. Mais gente com uns tambores. É a charanga do GALO! Estou no Independência?
- Passa uma atleticana do meu lado. Na verdade, são duas. Uma com a camisa nove e a outra com a dez. A da direita começa “TAR-DE-LLI GOL, GOL!”. Seguem mais atleticanos com as duas entoando o mesmo grito. Que baderna!
- Esta é a MASSA! A torcida mais linda do mundo. Tem gente no hotel, nas janelas, nas ruas, nos carros. Invadiram Marrocos!
- Perguntei pra um taxista estacionado por ali que assistia a nossa festa, o que ele achava daquilo tudo. Ele sorriu e vidrado naquela multidão disse “Esses caras são loucos! Até eu vou torcer pro GALO!”. Pronto, temos mais um aliado.
- A impressão que me dá é que eles estão no Mineirão, naquela final da Libertadores, não em Marrocos. Parece não estarem cansados da viagem, não param de festejar. Alguns deixaram filhos, esposa, emprego e estão aqui. Estão na deles, serão Campeões do Mundo!
- Agora são cinco da manhã. Alguém está gritando “GALO” lá embaixo. Ou vem lá de cima? Não sei, mas alguém está gritando.
- Cerveja no café da manhã! Que doido. GALO DOIDO!
- Tem gente em cima das mesas com a bandeira nas costas.
- Surgem dois policiais. Não repreendem ninguém. Estão maravilhados conosco.
- Falta uma hora pro jogo. Alguns pegaram o ônibus, outros vão a pé. Peguei umas tintas da criancinha que tava do meu lado. Pintei o rosto, aqui É GALO!
- O Estádio está todo preto e branco. Eles gritam da mesma forma que gritavam quando chegaram. Não se cansam?
- Lágrimas. Hino do GALO. MASSA.
- Um atleticano grita “CUCA, EU ACREDITO!”.
- Começa a partida. Ronaldinho está sorrindo, Fernandinho está com as mãos estendidas. Vai dar tudo certo. E o choro vem junto. Todos de pé. Ninguém aqui vai parar de cantar. VAMOS GALO! É CAMPEÃO DO MUNDO!
Compartilhe com seus amigos:
Sobre o Autor:
Thaís de Lima

Thaís de Lima

Portadora de sangue preto e branco.

2 comentários:

Redes Sociais

Total de visualizações de página

Arquivo do blog

Receba novidades por e-mail

Copyright © Galo Forever Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com