Em 28 de janeiro de 1973, ele fez sua primeira partida como profissional no time, tinha apenas 16 anos e foi eleito revelação de 1973 pela crônica esportiva mineira. Mas em 1974, Reinaldo começou a ter problemas no joelho, problemas esses que o acompanhariam por toda a carreira e que o fariam se aposentar mais cedo, para tristeza da massa e do futebol que perderia o brilho com a sua ausência nos campos. Conquistou seu primeiro título ao ganhar de forma invicta o Campeonato Mineiro de 1976, e dois anos depois, daria início ao hexacampeonato que o Atlético conquistou, entre 1978 e 1983. É o artilheiro com maior média de gols em um único Campeonato Brasileiro (28 gols em 18 partidas, ou 1,55 por jogo, em 1977 )
( Fonte: Galo BSB )
Foi inclusive citado por Zico, grande jogador do Flamengo, no programa do SporTV, Bem Amigos, muitos anos depois. Zico disse que Reinaldo foi o melhor jogador que ele viu jogar depois de Pelé. Nessa época já era considerado o rei da torcida atleticana. Estava no auge da carreira quando passou pela 1ª cirurgia de um total de nove. Ele era tão talentoso que os zagueiros adversários não conseguiam pará-lo e apelavam para o antijogo, batendo sempre em seu joelho. Como o próprio Telê Santana falou em entrevista: ''E ele ia ficando cada vez mais habilidoso, ao longo dos anos. Com sua habilidade não sei se existiu algum.... O único jeito de pará-lo, infelizmente era com violência! E como ele foi caçado.''
Na partida Atlético 6 x 0 América-RN, válida pelo Campeonato Brasileiro de 1977, Reinaldo tabelou com Cerezo e recebeu a bola na entrada da área. Com um balanço de corpo, deixou a bola passar e levou o beque. Sem encostar na bola, Reinaldo tirou o goleiro do gol e tocou por cima dele, cobrindo-o espetacularmente de fora da área marcando o gol.

( Fonte: Tulane.edu )
( Fonte: Matheus Galo )
Em 1977, foi considerado o maior jogador de Minias Gerais. Reinaldo era a alegria dos atleticanos. O menino simples, que se inspirou em Pelé e Garrincha, saiu do interior de Minas e chegou à Seleção em 1978. Mas as contusões não davam brecha e ele parou por 1 ano. Para comemorar o retorno do rei, o Atlético marcou um amistoso com o Santos no mineirão. Antes da partida todas as luzes foram apagadas e a torcida acendeu isqueiros para iluminar a volta do Rei. Reinaldo encerrou sua carreira prematuramente, defendeu o Galo de 1973 a 1985, jogou 475 jogos e balançou a rede 255 vezes.
( Fonte: O globo )
O Galo é diferente, a torcida é apaixonada, é fanática, é vibrante. Aqui meus caros, você entra funcionário e sai ATLETICANO.
( Fontes de pesquisa: 'Imortais do futebol' e 'Galo Digital' )
Sobre o Autor:
Exelente Texto ! Lisandra Paiva ! :)
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirOlá, Lisandra!
ResponderExcluirCerta vez Zico disse se não fosse os problemas acompanhado Reinaldo ele teria todas as chances de quebrar a e hegemonia de Pelé. http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/