Uma História, uma só paixão

5 de abril de 2014

Ficamos mal-acostumados

Durante a semana que se passou, estive observando algumas atitudes da massa alvinegra, a conclusão foi de que ficamos mal-acostumados pelas campanhas do ano passado, onde a equipe, que foi campeã, deu raça como nunca, afinal de contas essa torcida tão apaixonada, merecia comemorar o título daquele ano, já que era Dois mil e Galo.

Essa questão de ano terminando com 13, é apenas uma superstição que grande parte da torcida acredita, pois bem, aos supersticiosos aí vai mais uma: a última vez que um clube foi bicampeão da Libertadores, foi há 13 anos atrás, com o Boca Juniors, da Argentina, e sabemos que 13 é Galo.

Bruno Cantini/Site oficial do Atlético-MG

Mas deixando as crenças de lado, a torcida tem ficado muito ansiosa para ver o clube jogando de forma heroica. Numa competição de tamanha importância como essa, todos os times entram para vencer, não existe equipe boba, principalmente na competição onde os melhores times vão para representar seu país e sua torcida.

A campanha do ano passado foi inesquecível sim, mas a intenção desse texto é tentar tirar a ideia de que só venceremos se o São Victor pegar um pênalti aos 46 minutos, de que a taça só será nossa, se revertemos um placar de 2x0 na nossa casa, e repetirmos tantos outros momentos que foram inesquecíveis e não sairão da nossa memória tão cedo. Isso tudo foi válido sim, mas no ano passado, agora é ano novo, vida nova, partidas novas.

Bruno Cantini/Site oficial do Atlético-MG


Nosso Galão, a meu ver tem uma das melhores equipes da competição, em termos de atletas, jogadores de reposição e comissão técnica. Somos líderes do nosso grupo, onde encontra-se o Independiente Santa Fé, segundo melhor clube da América do Sul, segundo o ranking IFFHS da Fifa. Enquanto outros grupos aí mais "lero-lero", tem time penando para classificar em segundo colocado. Rivais que sentirem a carapuça servindo, podem colocá-la.

Curioso com esse mito imposto pela massa alvinegra, de que tem que ser primeiro colocado geral e "blá-blá-blá", analisamos, da Libertadores de 2000 à de 2012, os melhores primeiros, os campeões e sua classificação geral naquele ano, a conclusão foi a seguinte:
  • Em nenhuma das 13 competições analisadas, o campeão foi o primeiro colocado geral;
  • Em 5 competições, o campeão nem sequer classificou em primeiro de sua chave;
  • Os campeões melhores colocados no intervalo analisado, foram Internacional, no ano de 2006, e Corinthians, 2012, que ficaram em segundo lugar, ficando atrás de Vélez Sarsfield-ARG e Fluminense, respectivamente;
  • Apenas 1 primeiro colocado geral disputou a final, 4 chegaram nas Semifinais, 4 foram até as Quartas-de-final e outros 4 não conseguiram passar nem das Oitavas.
Com isso, concluímos que a única vantagem em ser o melhor da fase de grupos é poder disputar a segunda partida diante da sua torcida, o que não é algo desprezível, mas de nada adianta ser primeiro geral se o time não der seu máximo, afinal de contas é Libertadores, e digamos que o Galo sabe que "Quando tá valendo, tá valendo", não é mesmo, Ronaldinho?

Alexandre Kalil tem toda razão ao nos chamar de "chatos". Temos que parar de procurar defeitos e passar a apoiar ainda mais o nosso Clube, confiar no técnico, lotar estádios, empurrar o time os 90 minutos essa sim é a fórmula secreta, que só nós, Atleticanos, temos para vencer mais uma vez a Libertadores.
Compartilhe com seus amigos:
Sobre o Autor:
Douglas Pereira

Douglas Pereira

Gaaalllllloooooooooo

3 comentários:

  1. SÓ MEU AMIGO.QUE O ANO PASSADO TIAMOS O CUCA NÉ.VIU O ULTIMO JOGO.ELE TIROU O GUILHERME QUE TAVA BEM E DEIXOU O RONALDINHO CAPENGANDO EM CAMPO PORQ ERA O RONALDINHO...E VC SABE QUE COM O CUCA NAO TINHA DISSO.DAI. TENHO CERTEZA QUE DESSA VEZ NAO VAMOS A LUGAR NENHUM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita-me discordar. Somos líderes do nosso grupo e finalistas do Campeonato Mineiro. Será que as coisas estão tão ruins assim??

      Excluir
  2. Vamo pra cima delas, porra!

    ResponderExcluir

Redes Sociais

Total de visualizações de página

Arquivo do blog

Receba novidades por e-mail

Copyright © Galo Forever Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com