Uma História, uma só paixão

12 de abril de 2014

Gírias e costumes alvinegros

O Atlético é um clube com uma multidão de torcedores fanáticos, espalhados em todos os cantos do Brasil e do Mundo. Um clube como esse, que é praticamente uma nação, tem que ter sua língua oficial, não somos uma nação propriamente dita, nem temos um idioma só nosso, mas há algumas gírias e costumes de falar que só nós entendemos.

Vamos começar pelo famoso grito de "GAAALO", a regra é simples: caiu um copo? Soltou-se um foguete? Então respire bem fundo e solte aquele “GAAAAAAAAAAAALO”. Simples né?

Imagem: site ndonline
Famosa através do craque Ronaldinho Gaúcho, a frase "Aqui é Galo, P#%@" tornou-se bem famosa no meio alvinegro, já é um costume nosso repetir isso durante o dia, principalmente quando tem jogo do glorioso.

Uma fala que está caindo em desuso é a de quando você não conhece uma pessoa, não sabe o time dela, e a chama de “Atleticano”. Um exemplo seria de quando você vai abastecer seu carro, vira-se para o frentista e diz: “Ô Atleticano, completa aí pra mim, por favor”. Das duas uma: se a pessoa for atleticana vai ficar feliz e provavelmente comentar com você sobre a última firula do Ronaldinho, se a pessoa não for torcedora do Galo, ela vai parar, pensar em mudar de time, mas enfim, ficará feliz do mesmo jeito, cá entre nós, ser chamado de Atleticano é considerado um elogio em qualquer parte do planeta.

Imagem: Twitter

Tem também o “Ê Galo”, que eu chamo de: “o ‘uái’ dos Atleticanos”. É aquilo que pode ser usado em qualquer momento, a expressão é muito usada na capital mineira. “Ê Galo” se encaixa em qualquer tipo de frase, só vai depender da entonação que você usar, por exemplo, você está caminhando, quando de repente passa uma pessoa bonita, você aprecia toda aquela beleza e diz todo feliz: “Êêêêê Gaaalo”, o mesmo termo pode ser usado ao deparar-se com uma pessoa feia o que varia é só a forma de falar. Agora, suponhamos que aconteceu algo de bom ou ruim, como chegar no ponto de ônibus e ver que o busão que te levaria para casa tenha acabado de sair, qual a sua primeira reação? Se sua resposta for dizer “Êê Galo” como quem diria “era só o que me faltava”, parabéns, você também usa das gírias atleticanas.

Deixe seu comentário dizendo qual a gíria alvinegra que você mais fala? (inclusive aquelas que não foram citadas no texto).
Compartilhe com seus amigos:
Sobre o Autor:
Douglas Pereira

Douglas Pereira

Gaaalllllloooooooooo

7 comentários:

  1. No 98fc, tem o Cadabras ... Ele sempre fala " Êi Galoo" de tanto ouvir isso e repetir no meu serviço até os amigos cruzeirenses se perdem com esta expressão! Outro que pegou foi o do Caixa: "É O Galãooo da Massa" e o Famoso "tô achando que eles não vão aguentar" sempre repetimos isso. Muito bom o Texto !

    ResponderExcluir
  2. "Eles não vão guentáaa!!"

    ResponderExcluir
  3. Só um adendo: o 'Aqui é Galo' não sei a origem de fato (e duvido que alguém o saiba), mas os Embaixadores do Galo, desde a criação, fizeram uma faixa bem grande com 'Aqui é Galo', e as levam para todos (eu disse TODOS) os jogos. No da Libertadores 2013, Morumbi, primeiro jogo das oitavas, eu estava presente. E lá estava a faixa. Além disso, fizeram uma outra, falando de 'sangue nos olhos'. Todos os jogadores do Galo leram as faixas. E R10 já conhecia os Embaixadores (que pediram licença para ele e o Assis criarem o Galucho, no mesmo molde do Galo Doido). No gol de empate, R10 foi como um embaixador da frase, e melhor amplificador do mundo. E craque como é, acrescentou uma palavra de placa após o 'Aqui é Galo'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sim, corrigido lá no texto, realmente não sabia. ObriGalo. Vivendo e aprendendo..

      Excluir
  4. Certa vez em um um bar com alguns amigos, vi um cruzeirense gritar galo ao cair um copo no chão. Ou seja, esse grito não mais nos pertence, é do povo. www.www.euvistoacamisadogalo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse grito já famoso até entre os extraterrestres.. hehe

      Excluir

Redes Sociais

Total de visualizações de página

Arquivo do blog

Receba novidades por e-mail

Copyright © Galo Forever Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com